sábado, 2 de abril de 2016

Um nova fase para o Beira Rio - Um Jornal de Respeito!


Jornal Beira Rio deixa de ser impresso e permanece apenas com sua edição digital

Hoje fiquei sabendo que o periódico semanal sobre Resende e Região das Agulhas Negras, popularmente conhecido como Jornal Beira Rio, vai encerrar sua edição impressa, permanecendo apenas em sua forma digital.

Por isso resolvi escrever minha homenagem ao Beira Rio de papel que vai nos deixar, porque bate automaticamente um saudosismo antecipado pela ideia de ficar sem o semanário palpável. 

Homenagear o Jornal Beira Rio é homenagear a Jornalista Ana Lúcia. Jornalista esta, que deve ter em seu sobrenome a palavra "coragem". E não vamos fazer aqui, julgamentos sobre teor e conteúdo. Refiro-me a coragem de enfrentar poderosos, denunciar seus desmandos, derrubar suas máscaras de benfeitores, enfrentar corruptos, traficantes, criminosos em seus atos danosos a sociedade, e por nos informar sobre o que acontece de maneira geral.

Sempre muito criticada por aqueles que se tornaram motivos de matérias jornalísticas, ou por outros que sentiram se esquecidos justamente por não serem motivos de matéria nenhuma, ou simplesmente por adversários e invejosos de plantão.

Tem aqueles ainda, que acham que jornalistas não podem ter preferência, não podem gostar de vermelho ou azul, não podem gostar de esquerda ou direita, não podem preferir aquele ou outro artista, gostar desta ou daquela música, deste ou daquele filme. Esquecem que o Jornalista vive neste mundo: come, bebe, dorme, como qualquer um. Que precisa como qualquer outra pessoa, de segurança, de educação pública de qualidade, precisa igualmente de saúde pública. Que acima de tudo vota como qualquer outra pessoa e que precisa e faz suas escolhas, tudo de acordo com a constituição, que a empodera de poder declarar como todos os Brasileiros, o que pensa, porque lhe é garantida a livre manifestação do pensamento.

Acima de tudo caríssima cidadã desta cidade, Resende ganha por você pertencer aos nossos quadros de cidadania, Resende ganha por ter a Jornalista Ana Lúcia que criou o Beira Rio.

Para apaziguar nosso saudosismo, sugiro uma edição anual impressa, estilo retrospectiva, onde que pessoas como eu, que ainda gosta de "pegar" no jornal, sentir o cheiro do papel, e emprestar para o amigo, quando sentir a necessidade de "compartilhar" uma notícia sem estar na internet, possa fazê-lo.

Deixemos de lado nossas bandeiras azuis e vermelhas para ver por trás dos rótulos os cidadãos bem intencionados, colaboradores, envolventes, verdadeiros e acima de tudo, cidadã de merecido reconhecimento

Um viva para você Jornalista Ana Lúcia e um obrigado ao Jornal Beira Rio pelos seus 19 anos!

Fique com minhas Saudações Democráticas


Nenhum comentário: